sexta-feira, 12 de setembro de 2008

José, Eulália ou Conto Comum

Eulália e seus sete homens insubmissos, José chora ouvindo Chico. Quando Eulália pára e mira José, ele sorri de bobo e lembra de uma música qualquer. Ela diz que não, o cansaço de tantos meninos.Ele ignora e busca na sua nuca cada sim.

José sai distraído pro trabalho, um beijo no canto da boca da mulher, um cafuné ligeiro nos filhos. Eulália suspira liberta e vai cuidar da casa e dos outros cinco. Mal-mal a casa respeita e os meninos ficam melhores no colégio. Volta, varre, passa e no meio da tarde vai passear na casa do sétimo.

Ela volta ao lar com medo de José notar os vermelhos. Mas ele está distraído, cantarolando uma bossa com nome de outra. Os meninos chegam com caos, cansaço e barulho. Quando silêncio, ela quer dormir, no entanto, José vem sorrindo nostálgico. Eulália nem diz não, só tenta esconder a nuca... Ele ainda sabe rendê-la por outros suspiros.

No domingo à tarde tem visita: Chico, velho amigo de José vem dedilhar velhas lembranças. Eulália arruma os moleques, põe mais água no feijão, varre, encera, se apruma, se veste e põe os brincos. José nem repara, Chico acha graça e os moleques se aquietam pra ouvir as histórias da visita. Eulália, cara fechada, finge que não gosta: implica. É que Chico, velho amigo de José, é o sétimo.

Findo o almoço os meninos vão jogar bola na rua e os homens vão se lembrar na varanda. José com seu velho caderno pardo e Chico com seu violão descolorido. O primeiro mostra nova letra sobre velha paixão, o outro lê, arrisca dois ou três acordes e usa aquela velha harmonia. No ritmo certo de saudades saturadas.

Eulália, por trás das cortinas, ouve calada. A cadência das palavras sob as mãos do sétimo... A vida pela voz gostosa da poesia. Ela vê Chico artista clareando o domingo com sentidos enormes enquanto José traga lamentos e soluços. Chico canta outra, talvez Maria ou Lúcia, mas canta amor. Amor que Eulália também guarda. Ela querendo só ser samba do outro...

[...]

José esconde o caderno pardo como medo de Eulália descobrir as outras e vai vê-la sentada na beira da cama, tirando os brincos que ele lhe deu. Não eram os brincos da última, Clarice?
Eulália conhece esse olhar de José. Quando ele vem e passa as mãos pro trás de seu pescoço ela sente Chico dedilhando em seus cabelos. Quando José sussura aquela jura esquecida que era para a última, Eulália reconhece a letra de uma música de Chico.

[...]

(E os filhos, todos os cinco, não são de outros ou últimas: são de José e Eulália e seu amor curtido, contido e fingido. )

6 comentários:

buh . disse...

salvou a minha tarde.

(não é preciso dizer mais nada)

:*

Natacha disse...

Desse eu me lembro!
Você está me saindo bem melhor que a encomenda hein rapaz, falo nada.

Opinião paulista.

Unknown disse...

"Amor curtido, contido e fingido. Esse amor que nem sabe que existe mas que é lindo soando triste. Dessas tristezas de se contar sorrindo"

Nossa....

Querido..a sua evolução é notória...acho que você está se achando..e fico muito feliz por você.

Anônimo disse...

Me distrai, me faz ri, pensa e enche meus olhos, nu final enche a boca com um sorriso!haha
Eu tenhu um amigo poeta! =))

+ 7homens? virei fã viu!kkkk

Maria Amélia disse...

"Ele ainda sabe rend�-la por outros suspiros."

"Genial!"

Adoro Jos� e Eul�lia, e bem parece que j� vi este curta!
{existe mesmo um curta parecido com a est�ria, muito parecido! Mas, se n�o for t�o parecido assim, pretendo produz�-lo, o que acha?)

sheyla Castelo Branco disse...

Foi como quando criança, quando estava descobrindo algo, lendo sua história, eu aguçava cada vez mais a curiosidade, o que eraóbvi, era realmente óbvio, mas poeticamente óbvio, o que fez toda diferença, cantar o comum , o belo do simples.adorei.