sábado, 1 de dezembro de 2007

Rascunho


Tem dias que são assim:

Você acorda com uma idéia genial, A Idéia.
Isso pode dar um poema incrível, pode acabar dando naquele seu romance. É simples, é criativo, é contraditório. Tudo que você estava procurando.
Você é paciente, não quer colocar tudo de uma vez no papel. Você quer amadurecer a idéia, transformar meia dúzia de frases em versos, capítulos, sei lá.
Fica nessa de “amadurecer a idéia” por semanas e não consegue escrever mais nada – maldita idéia fixa.
Então você se vê dentro de uma sala com um monte de gente rindo, cantando e dormindo. Alguém inicia uma guerra de bolinhas de papel. É fim de ano pô! Natal, férias...
Mas, no meio daquele caos, você vê alguém escrevendo. Ou acabando de escrever. E no instante seguinte você vê essa mesma pessoa rasgando o poema!
Que inveja, meu deus! Eu que não escrevo nem pra publicar, nem pra guardar dentro de alguma gaveta empoeirada invejo, quem se dá ao luxo de sair rasgando poemas!
Confesso que tive vontade de correr até a lixeira e pegar os versos pra mim. Mas fingi ter um pouco de dignidade. Olhei pro meu caderno (talvez de física, ou matemática, não lembro) e disse: “É agora”
Lápis em punho, numa folha já rabiscada, iniciei minha obra-prima.

Você percebe que vai mal já nas primeiras linhas, você tenta, inventa, cria paradoxos tão estúpidos quando geniais. E pára no fim da página.
É ai que você percebe que meia dúzia de rimas não dão num poema. E que idéias incríveis não são suficientes.
Você ri e pensa “Estou perdendo o jeito...”
Escreveu? Agora agüenta!

É assim, meu jovem, quando a inspiração morre em rascunho.

[É dezembro, vai.. Natal, ano novo... Dá um desconto. Andei sorrindo, esses dias. Não é isso que importa? Ah vá! Reclame. Mas reclame com carinho.]

8 comentários:

Lud Nogueira disse...

Eu AMO tuuuudo qe vc faz *-*


Guuuh,
preciso comentar nada nao... provavelmente vc estava na sala 203 na aula de matematica, ngm presta atençao nele coitado... maaas. affz...
FICO perfeeeeeeeeeitooo!! :D

Maria Amélia disse...

=)

Vc é meu orgulho vey!
Saudade!
Parabéns!
Que dia vamos criar algo juntos?!

Beijo.

Déborah Capel disse...

Sou nova por aqui mas de qualquer forma adorei seu texto e sempre acontece assim comigo, mas na maioria das vezes eu nem penso em amadurecer a idéia e fica sempre aquele princípio inacabado que daqui uns 3 anos pego na minha agenda velha e guardada no fundo do armário e lá está aquilo que na época parecia tão complexo e agora tão infantil.
beijinhos, fica com Deus. ;*

Natacha disse...

Brilhante...Nos mais variados sentidos da palavra.


E não venha me contrariar!

Anônimo disse...

ah moço...confesso que lembro direitim...mto bem, com detalis di tudo que foi escrito...
era aula d geografia,sexta-fera...a menina sentou na frente...tava escutando mais nao ouvindo as coisas que estavam sendo ditas..."o melhor artista eh sempri o pior...pq eli nunca aceita que a obra mais linda esta perfeita..." o meu poema sim tava um lixo...mas o seu fk lindo...meia duzia d rimas? quem me dera ter elas no meu papel...ah vc nao ia consiguir cata-los no lixo eu rasguei de forma bem pequena, uma forma que nao desse para ninguem le oque estava la...talvez a gente sinta que o poema ficou ruim pq a gente esta ruim, nao eli...e cada vez que eu passo por aqui(no seu blog) eu percebo que esse é o "palhaço" mais talentoso, que nao faz malabarismo c bolas, mas brinca de escrever poesias...
Até mais palhaço poeta...
obs.: se eu estiver errada, por favor, me corrija!...

Anônimo disse...

tive q le u poema d novu...
agora jah faz mais sentido do que antes...rsrs
eh so presta um poko mais d atençao...eh parcero...
jah to c saudad!

bju!

Júnia disse...

Mas é claro que é com vodka!
Não poderia ser diferente.

Estou com uma idéia há tempo na minha cabecinha-inha-inha e não consigo de jeito nenhum colocar no papel, acho que devo parar de usar drogas, só pode.

Dois beijos.

Anônimo disse...

Guuuu...
q lindo q fikoo...hehehhe
dorei..
escreve muito bem..
ow saudadonas de vc! rsrs
bjãoo